Pular para o conteúdo principal

A lição de Anteu

Anteu, na mitologia grega e na mitologia berbere, era filho de Posídon ou Poseidon (deus do mar, conhecido como Netuno na mitologia romana) e Gaia (a mãe da terra na mitologia).

 Anteu era extremamente forte quando estava em contato com o chão, já que era filho da deusa da terra (Gaia). Desafiava todos os seus possíveis rivais para combates corpo a corpo que terminavam invariavelmente com a morte do seu adversá- rio. Um dos seus objetivos era utilizar os esqueletos dos viajantes que matava para edificar um templo em honra do deus seu pai (Posídon). No entanto, ele ficava extremamente fraco se perdesse o contato com a terra.

Hércules descobriu a sua fraqueza. Ele entendeu que nunca conseguiria vencer Anteu atirando-o contra o chão. Hércules conseguiu vencê-lo levantando -o do chão, mantendo-o suspenso até à morte. Como a palavra “humildade” tem sua origem em “húmus” que quer dizer terra (em latim) e que tem a mesma origem de “humanus”, fico pensando na lição de Anteu.

Quando um líder, um chefe, uma pessoa qualquer deixa de ter contato com a terra, com o chão, o que a faz “humilde”, começa a voar, a se achar, a perder o contato com a terra e se torna soberbo, arrogante, orgulhoso, vaidoso e aí começa o seu fim até a morte, ele perde a força dos humildes, dos que têm os pés no chão.

E no mundo em que vivemos são muitos os que querem nos tirar do chão, da terra. São muitos os bajuladores que querem nos fazer acreditar que somos invencíveis. São muitos os que nos querem destruir nos fazendo sair do chão, da realidade, das lições da humildade.

Igualmente são muitos os que caem na armadilha da vaidade, da soberba e da arrogância sem entender a lição de Anteu que nos ensina a nunca sair do chão, a nunca deixar a terra, pois quem tirar os pés do chão, como um moderno Anteu, com certeza ficará fraco e por certo será vencido.

Pense nesta lição que a mitologia grega nos dá. Veja como ela nos ensina a nunca tirar os pés do chão; a nunca perder a visão de que ninguém chega ao pódio sozinho; a nunca perder de vista a importância da virtude a humildade.
Pense nisso. Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obstáculo 2

O segundo obstáculo é o oposto do primeiro: a tendência imediata de se culpar, mesmo em segredo. Em vez de combater o problema que está por trás do erro e lutar para resolvê-lo para evitar que aconteça de novo, nós nos culpamos (como se fôssemos fracassados congênitos) e deixamos ficar. Esse é um modo de pensar pernicioso e uma prática perigosa. Planta em profundidade os sentimentos de inferioridade e insegurança que irão mais tarde florescer como ervas daninhas dominando "o jardim bem-arrumado do pensamento". Abraham Lincoln, que errou muitas vezes, mas estava longe de ser um fracasso, disse certa vez: "Minha maior preocupação não é se errei, mas se estou contente com meu erro." Quando o General Willian F. Dean foi libertado pelos comunistas que o mantinham preso, conta-se que um jornalista perguntou o que o manteve vivo durante aqueles três anos de infortúnio. "Nunca senti pena de mim mesmo", respondeu o general,” e foi isso que me fez resistir." A ...

NÃO SE PRENDA A FÓRMULAS PRONTAS DE SUCESSO – CRIE A SUA PRÓPRIA

Uma coisa que aprendi com o passar do tempo, com todos os  erros e acertos  que cometi ao longo da minha carreira, é que não existe uma fórmula pronta para o sucesso. Essa de “ 10 passos para ser bem-sucedido ” ou qualquer variante é mero falatório. Cada pessoa é diferente e cada pessoa quer coisas diferentes na vida. Justamente por isso uma fórmula que funcionou ou funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Cada um precisa descobrir sua própria forma de alcançar o sucesso. Qual é a sua forma de alcançar o sucesso? Tanto é verdade que a mesma fórmula pode não funcionar para todos, que até mesmo o significado de sucesso muda de pessoa para pessoa. Para alguns,  sucesso é ter seu próprio negócio , para outros, é ser funcionário público. Não existe certo ou errado, melhor ou pior. Cada um tem uma visão de mundo e um propósito. Por quê, então, seguir a receita de sucesso de outra pessoa? Por que todos dizem que é bom? Por que a sociedade ou o grup...

Treinamento Clássico sobre Estabelecimento de Metas Jim Rohn